Sou de Cristo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Verdades Sobre Dizimos e Ofertas


Fonte: http://www.youtube.com/user/defesadoevangelho


Fonte: http://www.youtube.com/user/estudosdabiblia


Frases como"Plante sua semente"tonaram-se comuns em nossos dias. Pessoas ávidas por enriquecer a todo custo correm atrás de sua "benção", palavra que na atualidade significa ser rico.

Estava eu dando aula na EBD a respeito do conteúdo da nossa mensagem, quando uma irmã influenciada pela poderosa mídia da teologia da prosperidade interferiu:
-Mas os pastores tem que pregar sobre prosperidade mesmo, não podemos ser derrotados.

O que seria ser próspero? O que seria ser um derrotado? Na mente dos fiéis dessa teologia, um cristão pobre não é próspero e geralmente é visto como derrotado. Na pior das hipóteses, alguns até mesmo especulam que tais irmãos estão assim porque não dão mais ofertas, não plantam a semente certa (valores altos). Mas pior mesmo é quando estes irmãos caem na besteira de tirar o pão dos filhos para ofertar a malandro e mesmo assim não conseguem enriquecer. Logo são taxados de estarem em pecado, por isso não recebeu a benção.

As vezes fico pensando se essa gente possui Bíblia em casa e a lê. Para ser bem honesto com o leitor amigo, as ofertas que vemos no novo testamento tinham uma finalidade: ajudar os irmãos pobres.

Veja por exemplo, nesse texto que cita o responsável pela sacola de ofertas:
Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros e não se deu aos pobres?Ora, ele disse isto, não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. (João 12:6)

Vemos os irmãos levantando ofertas para os nescessitados ao que entregaram aos cuidados de Paulo e Barnabé:
E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia.O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo. (Atos 11:30)

O Livro de Romanos 15:26 tambem fala sobre Paulo levantando ofertas para os irmãos pobres de Jerusalém:
Porque pareceu bem à macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

Em I Corintios 16:1-3, Paulo mais uma vez levanta ofertas, e o fim é o mesmo: ajudar os irmaos com nescessidades:
Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.

Repare que a coleta era feita para os santos. Você que não é católico sabe o significado correto da palavra "santos". É a mesma coisa que crente, salvos, cristãos.
Não existe problema em levantarmos ofertas para outras causas. Por exemplo: recentemente tivemos uma atividade dos irmãos surdos, e a igreja levantou ofertas, com cada um contribuindo com o que podia, de maneira espontãnea. Ja levantamos ofertas para enviar para irmãos missionários que estão pregando em lugares remotos como Àfrica. É justo tais causas, afinal, estes irmãos muitas vezes se encontram até em países sem saneamento e vivendo com grandes privações. Nestes casos, as ofertas são justas. Más não podemos fazer das ofertas um momento de barganhar com Deus, nem mesmo podemos perder nosso tempo pregando teologia da prosperidade e de maneira irresposável afirmarmos que todos que contribuem receberão riquezas em troca. Precisamos ofertar com alegria em saber que ajudamos alguém que nescessita , por saber que colaboramos com o reino de Deus, e não visualizando o que receberemos em troca.
Naquele domingo, respondi a irmã que não existe pecado algum em trabalhar e batalhar para se manter, comprar uma casa, ou carro, ou ter um bom emprego. Isso é perfeitamente natural. Contudo, não podemos jamais trocar a mensagem de salvação em Jesus Cristo, por mensagens de auto-ajuda empresarial gospel. As igrejas que fazem isso estão em êrro e perdendo tempo, pois Jesus não morreu para que as pessoas se tornassem ricas, nem para que a igreja se transformasse em centro de formação empresarial. Aliás, tanto ele quanto varios de seus apóstolos morreram pobres e em lugares desprezíveis.

A teologia da prosperidade cria em seus fiéis ansiedade e sonhos loucos que nem sempre se realizarão na vida de todos os seus fiéis. E o pior é saber que muitos estão acreditando que Deus está nessas barganhas espirituais, e estao vendendo até o que não tem, na esperança de receber o dobro. Parace que da noite pro dia vai aparecer dinheiro na conta corrente, ou cair dinheiro do céu.

Em Timóteo 6 encontramos:

Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade,

É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas,

Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Mas é grande ganho a piedade com contentamento.

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

Será mesmo que preciso escerver mais alguma coisa? Esta escritura ainda não está clara?

Deus te esclareça.

Fonte: http://ismaelmoura.blogspot.com/

Nenhum comentário: