Sou de Cristo

terça-feira, 28 de junho de 2011

Para Os Ateus 21 (O Ônus da Prova)


A santa inversão do ônus da prova, uma das falácia lógicas favorita de muitas ovelhas cuja vontade de acreditar é inversamente proporcional à capacidade de pensar.

Links para canais mostrados no vídeo.

http://www.youtube.com/user/Pirulla25

http://www.youtube.com/user/TheDocil43

http://www.youtube.com/user/CanalAntiFe

Fonte: http://www.youtube.com/user/RafaChannel3001

Resposta a este video:

"A afirmação de que não existe um Deus é uma declaração de conhecimento, tanto quanto a afirmação de que existe um Deus. Assim, a primeira afirmação requer uma justificativa, assim como a última requer". (William Lane Craig - apologeta cristão, teólogo e filósofo analítico).
Fonte: http://www.youtube.com/user/guerrova

Ja que o agnostico ateu elogiou do William Craig, entao, veja o Craig falando do "onus da prova":

Fonte: http://www.youtube.com/user/DeusEmDebate

Por fim, acabando de vez com este argumento fajuto dos ateus:


Com o Filósofo Olavo de Carvalho, no True Outspeak.

www.blogtalkradio.com/olavo

Parte 1/6

Muitos entenderam errado o que ele disse e ficam batendo nessa mesma tecla. Vocês têm capacidade de entender, no entanto, falta a vontade, e seus preconceitos distorcem as coisas.

Parte 2/6

No começo ele já diz que afirmar que "o ônus da prova cabe a quem faz a afirmação" NO CONTEXTO da pergunta do leitor dele, pode levar a erros ao se confundir a estrutura interna do argumento com sua expressão verbal. Ele não está dizendo que se deve provar que algo inexiste, no sentido científico, ele não está dizendo que fulano deve usar o método científico e provar que algo inexiste.

Parte 3/6

O que ele disse foi o seguinte: que está provado ou demonstrado (por vias metafísicas, e não científicas) a existência de Deus. Ele parte da incapacidade científica para abordar o "objeto Deus" por não ser um objeto submetível ao seu método e por isso escapando a ele, e que esse objeto de conhecimento (Deus) cabe à outras ciências.

Parte 4/6

Em certos momentos ele diz que cabe ao outro (aquele que nega), o ônus da prova. O que ele quer dizer com isso? Ele quer dizer que, partindo das demonstrações ou provas metafísicas de Deus, cabe ao outro (aquele que quer impugnar estas provas metafísicas dadas, que são afirmativas) provar que elas são falsas.

Parte 5/6

E Vocês não entenderam isso. O que entrou no ouvido de vocês foi que ele disse que primariamente "cabe à ciencia provar que algo inexiste". Olavo jamais falaria isso. Esse programa é dele, e está subtendido que seus ouvintes têm o background necessário para entender o que ele diz, e por isso ele fala resumidamente e sem explicar muitas coisas.

Parte 6/6

Portanto pra que fique claro de vez por todas: Quando ele diz "Cabe ao outro provar que Deus inexiste" leia-se "Cabe àquele que está negando as vias metafísicas de Deus (que podem ser por ex. as 5 vias de São Tomás de Aquino, embora eu não possa afirmar quais demonstrações ele [Olavo] tinha em mente no momento) que refute as provas metafísicas".

Fonte: http://www.youtube.com/user/zeitgeistrefutado

Espere que tem mais! Que Deus posso ti abencoar!

Nenhum comentário: